REGRA 1 - O CAMPO DE JOGO
Dimensões
O campo de jogo será
retangular. O comprimento da linha lateral deverá ser superior ao
comprimento da linha de meta.
Comprimento:
mínimo 90 m
máximo 120 m
Largura:
mínima 45 m
máxima 90 m
Partidas Internacionais
Comprimento:
mínimo 100 m
máximo 110 m
Largura:
mínima 64 m
máxima 75 m
Marcação do campo de
jogo
O campo de jogo será
marcado com linhas. As ditas linhas pertencem as áreas que demarcam.
As duas linhas de
marcação mais compridas denominam -se linhas laterais. As duas mais
curtas chamam-se linhas de meta.
Todas as linhas terão
uma largura de 12 cm como máximo.
O campo do jogo estará
dividido em duas metades por uma linha media.
O centro do campo estará
marcado com um ponto na metade da linha media, ao redor do qual se
traçara um círculo com um raio de 9,15m.
A área de meta
A área de meta, situada
em ambos extremos do campo de jogo, será demarcada da seguinte
manara:
Serão traçadas duas
linhas perpendiculares a linha de meta, a 5,5 m da parte interior de
cada poste de meta. As ditas linhas se adentrarão 5,5m desde a parte
interior de cada poste de meta. As ditas linhas se adentrarão 5,5 m
no campo de jogo e se unirão com uma linha paralela a linha de meta.
A área delimitada por essas linhas mais a linha de meta será a área
de meta.
A área penal
A área penal, situada em
ambos extremos do campo de jogo, será demarcada da seguinte maneira:
Serão traçadas duas
linhas perpendiculares a linha de meta, a 16,5 m, da parte interior
de cada poste de meta. Essas linhas se adentrarão 16,5 m no campo de
jogo e se unirão com uma linha paralela a linha de meta. A área
delimitada por essas linhas e a linha de meta será a área penal.
Em cada área penal será
marcado um ponto penal a 11 m de distancia do ponto médio da linha
entre os postes e equidistantes dos mesmos. No exterior de cada área
penal se traçara, também, um semicírculo com um raio de 9,15m desde
cada
ponto penal.
Bandeiras de canto
Em cada canto será
colocado um poste não pontiagudo com uma bandeirinha. A altura
mínima do poste será de 1,5 m de altura.
Também se poderão
colocar bandeirinhas em cada extremo da linha media, a uma distância
mínima de l m do exterior da linha lateral.
A área de canto
Se traçara um quadrante
com um raio de 1 m desde cada bandeirinha de canto ao interior do
campo de jogo.
As metas
A meta serão colocadas
no centro de cada linha de meta.
Consistirão em dois
postes verticais, equidistantes das bandeirinhas de canto e unidas
na parte superior por uma barra horizontal (travessão).
A distancia entre os
postes será de 7,32 distância da borda inferior do travessão será de
2,44 m.
Os postes e travessão
terão a mesma largura e espessura, como máximo de 12cm. As linhas de
metas terão as mesmas dimensões que os postes e o travessão.Poderão
ser colocados redes fixadas nas metas e no solo atrás da meta, com a
condição de que estejam presas de forma conveniente e não atrapalhem
o goleiro.
Os postes e os
travessões deverão ser de cor branca.
Segurança
Os poster deverão estar
fixados firmemente no solo. Poderão ser utilizadas metas móveis
somente em caso de que se cumpra esta exigência.
Regra 2 – A bola
Substituição de uma bola
defeituosa
Se a bola estoura ou se
danifica durante uma partida;
·
o jogo será interrompido;
·
o jogo se reiniciará por meio de bola ao chão, executada com uma
nova bela no lugar onde a primeira bola se danificou
Se a bola estoura ou se
danifica em um momento em que não esta em jogo (tiro inicial de
meta, tiro de canto, tiro livre, tiro penal ou arremesso
lateral):
·
a partida se reiniciará conforme Ss regras
A bola não poderá ser
trocada durante a partida sem a autorização do árbitro.
Regra 3 – O número de jogadores
Jogadores
A partida será jogada
por duas equipes formadas por um máximo de 11 jogadores cada uma,
dos quais um jogara como goleiro. A partida não se iniciará se uma
das equipes tiver menos de sete jogadores.
Competições oficiais
Poderão ser utilizados
como máximo três (3) substitutos em qualquer partida de uma
competição oficial jogada sob os auspícios da FIFA, das
Confederac6es ou das Associac6es Nacionais.
O regulamento da
competição deverá estipular quantos substitutos poderão ser
designados, desde três (3) ate um máximo de sete.
Outras partidas
Em outras partidas
poderão se utilizar como máximo cinco substitutos, sempre que:
·
as equipes em questão cheguem a um acordo sobre o numero máximo
·
o árbitro tenha sido informado antes do início da partida
Caso o árbitro não tenha
sido informado, ou não se tenha chegado a um acordo antes do inicio
da partida, não se permitirão mais de três substitutos.
Todas as partidas
Em todas as partidas, os
nomes dos substitutos deverão ser entregues ao árbitro antes do
inicio da partida. Os substitutos que não tenham sido designados
desta maneira, não poderão participar da partida.
Procedimentos de
substituição
Para substituir-se a um
jogador por um substituto deverão ser observadas as seguintes
condições:
·
o árbitro deverá ser informado da substituição proposta antes que
esta seja efetuada
·
o substituto não poderá entrar no campo de jogo até que o jogador o
qual substituirá tenha abandonado o campo de jogo e recebido o sinal
do árbitro
·
o substituto entrará no campo de jogo unicamente pela linha central
e durante uma interrupção do jogo
·
uma substituição ficará consumada quando o substituto entra no campo
de jogo
·
a partir desse momento o substituto se converte em jogador, e o
jogador ao qual substitui e deixa de ser jogador
·
um jogador que tenha sido substituido não poderá participar mais da
partida
·
todos os substitutos estão submetidos à autoridade e jurisdição do
árbitro, sejam chamados ou não a participar do jogo
Troca de goleiro
Qualquer dos jogadores
poderá trocar de posição com o goleiro, sempre que:
·
o árbitro tenha sido previamente informado
·
a troca se efetue durante uma interrupção do jogo
·
Contravenções/Sanções
·
Se um substituto entra no campo de jogo sem a autorização do
árbitro:
·
o jogo será interrompido
·
O substituto receberá como sanção o cartão amarelo e a ordem para
que saia do campo de jogo
·
O jogo se reiniciará mediante bola ao chão no mesmo lugar que se
encontrava quando o jogo foi interrompido
Se um jogador trocar de
posição com o goleiro sem a autorização prévia do árbitro:
·
jogo continuará
·
os jogadores em questão serão sancionados com o cartão amarelo,
imediatamente depois da próxima interrupção do jogo
Para qualquer outra
infração a regra:
·
os jogadores serão sancionados com o cartão amarelo
Reinício do jogo
Se o árbitro interrompe
o jogo para aplicar uma advertência:
·
a partida será reiniciada por meio de um tiro livre indireto
executado por um jogador da equipe contraria e do lugar onde a bola
se encontrava no momento em que o jogo foi interrompido
Jogadores e substitutos
expulsos
Um jogador expulso antes
do tiro inicial somente poderá ser substituido por um dos
substitutos designados.
Um substituto designado
expulso antes do tiro incial ou depois do começo da partida, não
poderá ser substituido.
Regra 4 – O equipamento dos jogadores
Segurança
Os jogadores não
utilizarão nenhum equipamento nem levarão nenhum objeto que seja
perigoso para eles mesmos ou para os demais jogadores (incluindo
qualquer tipo de jóias).
Equipamento básico
O equipamento básico
obrigatório de um jogador será:
·
um jérsei ou camiseta
·
calções - caso usem calções térmicos, estes deverão ter a cor
principal dos calções do uniforme
·
meias
·
caneleiras
·
calçado
Caneleira
·
deverão estar abertas cobertas completamente pelas meias
·
deverão ser de um material apropriado (borracha, plástico ou
material similar)
·
deverão proporcionar um grau razoável de proteção
Goleiros
·
cada goleiro vestirá cores que o diferenciem dos demais jogadores,
do árbitro e dos árbitros assistentes.
Infrações/sanções
No caso de qualquer
infração a presente Regra:
·
não será necessário interromper o jogo
·
o arbitro ordenará ao jogador infrator que abandone o campo de jogo
para que ponha em ordem seu equipamento
·
o jogador sairá do campo de jogo na seguinte ocasião em que a bo1a
não esteja em jogo, a menos que o jogador ento tenha posto em ordem
seu equipamento
·
todo jogador que tenha que abandonar o campo de jogo para por em
ordem seu equipamento não poderá retornar ao campo de jogo sem a
autorização do árbitro
·
o árbitro se certificará de que o equipamento do jogador esta em
ordem antes de permitir que reingresse no campo de jogo
·
o jogador só poderá reingressar no campo de jogo quando a bo1a não
estiver em jogo
Um jogador que tenha
sido obrigado a abandonar o campo de jogo por infração a esta regra
e que entra (ou reingressa) ao campo de jogo sem a autorização do
árbitro será advertido e receberá o cartão amarelo.
Reinício do jogo
Se o árbitro interrompe
o jogo para advertir o infrator:
·
o jogo será reiníciado por meio de um tiro livre indireto executado
por um jogador da equipe adversária do lugar onde a bo1a se
encontrava quando o árbitro interrompeu a partida.
Regra 5 – O árbitro
A autoridade do árbitro
Cada partida será
controlada por um árbitro, que terá autoridade total para fazer
cumprir as Regras de jogo na partida para a qual tenha sido
designado.
Poderes e deveres
O árbitro:
·
fará cumprir as regras de jogo
·
controlará a partida em cooperação com os árbitros assistentes e,
sempre que o caso o requeira, com o quarto árbitro
·
Se assegurará de que as bolas utilizadas correspondam às exigências
da Regra 2
·
Se assegurará de que o equipamento dos jogadores cumpra as
exigências da Regra 4
·
Atuará como cronometrista e tomará nota dos incidentes na partida
·
Interromperá, suspenderá ou finalizará a partida quando julgue
oportuno, no caso de que se cometam infrações as Regras de jogo
·
Interromperá, suspenderá ou finalizará a partida por qualquer tipo
de interferência externa
·
interromperá o jogo se julga que algum jogador tenha sofrido uma
lesão grave e se encarregará de que o mesmo seja transportado para
fora do campo de jogo
·
Permitirá que o jogo continue ate que a bola esteja fora de jogo, se
julga que um jogador esta só levemente contundido
Se assegurará de que
todo jogador que sofra uma lesão com sangramento saia do campo de
jogo. O jogador só poderá reingressar depois do sinal do árbitro,
que se certificará de que a ferida tenha deixado de sangrar
·
Permitirá que o jogo continue se a equipe contra a qual se tenha
cometido uma infração se beneficia de uma vantagem, e sancionará a
infração cometida inicialmente se a vantagem prevista não se
concretiza nesse momento
·
castigará a falta mais grave quando um jogador comete mais de uma
infração ao mesmo tempo
·
tomará medidas disciplinares contra jogadores que cometam faltas
merecedoras de advertência ou expulsão. Não esta obrigado a tomar as
medidas imediatamente, porem deverá faze-lo apenas logo que se
detenha o jogo
·
tomará medidas contra os funcionários oficiais das equipes que não
se comportem de forma correta e poderá, se o julga necessário,
expulsa-los do campo de jogo e de seus arredores
·
atuará conforme as indicações de seus árbitros assistentes em
relação com incidentes que não tenha podido observar
·
não permitirá que pessoas não autorizadas entrem no terreno de jogo
·
reiniciará o jogo após uma interrupção
remeterá as autoridades
competentes um informe da partida, com dados sobre todas as medidas
disciplinares tomadas contra jogadores ou funcionários oficiais das
equipes e sobre qualquer outro incidente que tenha ocorrido antes,
durante e depois da partida.
Decisões do árbitro
As decisões do árbitro
sobre fatos em relação com o jogo, são definitivas
O árbitro poderá
modificar sua decisão unicamente, si se dá conta de que é incorreta
ou, se o julga necessário, conforme a uma indicação por parte de um
árbitro assistente, sempre que não tenha reiniciado ainda o jogo.
Regras 6 – Os árbitros
assistentes
Deveres
Serão designados dois (2) árbitros assistentes que terão, sem
prejuízo do que decida o árbitro, missão de indicar:
·
Se a bola tenha ultrapassado em sua totalidade os limites do campo
de jogo
·
A que equipe corresponde efetuar os tiros de canto,
de meta ou o arremesso lateral
·
_ Quando se deverá sancionar a um jogador por ele
estar em posição de impedimento
·
_ Quando se solicita uma substituição
·
_ Quando ocorre alguma falta ou outro incidente
fora do campo visual do árbitro
Assistência
Os árbitros assistentes ajudarão igualmente o árbitro ao dirigir o
jogo conforme as regras.
Em caso de intervenção
indevida ou conduta incorreta de um árbitro assistente, o árbitro
prescindirá de seus serviços e elaborará um informe para as
autoridades pertinentes.
Regra 7 – A duração da partida
Tempo de Jogo
A partida durara dois
tempos iguais de 45 minutos cada um, salvo que por mútuo acordo
entre o árbitro e as duas equipes participantes decidam outra coisa.
Todo acordo de alterar os períodos de jogo (por exemplo, reduzir
cada tempo a 40 minutos devido a que luz seja insuficiente) deverá
ser tomado antes do inicio da partida e em conformidade com o
regulamento da competição.
Intervalo do meio tempo
Os jogadores tem direito
a um descanso no meio tempo.
O descanso do meio tempo
não deverá exceder de 15 minutos.
O regulamento da
competição deverá estipular claramente a duração do descanso do meio
tempo.
A duração do descanso do
meio tempo poderá alterar-se unicamente com consentimento do
árbitro.
Recuperação do tempo
perdido
·
Cada período deverá prolongar-se para recuperar
todo o tempo perdido por:
|
substituições
·
avaliação da lesão de jogadores
·
transporte dos jogadores lesionados para fora do campo de jogo para
serem atendidos
·
perda de tempo
·
qualquer outro motivo
A recuperação do tempo
perdido ficará a critério do árbitro.
Tiro penal
No caso em que se tenha
que lançar ou repetir um tiro penal, se prorrogara o período em
questão até que se tenha consumado o tiro penal.
Tempo suplementar
O regulamento de uma
competição poderá prever dois tempos suplementares iguais. Se
aplicarão o estipulado na Regra 8.
Partida suspensa
Voltar-se-á a jogar toda
partida suspensa definitivamente, a menos que o regulamento estipule
outro procedimento.
Regra 8 – O início e o reinício do jogo
Introdução
Será lançada uma moeda e
a equipe que ganhe o sorteio decidirá a direção para a qual atacará
no primeiro tempo da partida.
A outra equipe efetuará
o tiro inicial para começar a partida.
A equipe que ganha o
sorteio executara o tiro inicial para iniciar o segundo tempo.
No segundo tempo da
partida, as equipes trocarão de metade de campo e atacarão em
direção oposta.
Tiro inicial
O tiro inicial e uma
forma de iniciar ou reiniciar o jogo:
·
no começo da partida;
·
depois de ter marcado um gol;
·
no começo do segundo tempo da partida;
·
no começo de cada tempo suplementar, donde seja o caso.
Se poderá consignar um
gol diretamente de um tiro inicial.
Procedimentos:
·
todos os jogadores deverão encontrar-se em seu próprio campo;
·
os jogadores da equipe contrária aquela que efetuará o tiro inicial
deverão encontrar-se no mínimo a 9,15m (10 yds) da bola até que esta
seja jogada;
·
A bola se encontrará imóvel no ponto central;
·
o árbitro dará o sinal;
·
A bola entrará em jogo no momento em que seja chutada e se mova até
adiante;
·
o executor do tiro não poderá tocar a bola pela segunda vez antes de
que não seja jogada por outro jogador
Depois de que uma equipe
marque um gol, a equipe contrária efetuará o tiro inicial.
Contravenções/Sanções
No caso em que o
executor do tiro inicial toque a bola pela segunda vez antes de que
seja jogada por outro jogador:
·
se concederá um tiro livre indireto a equipe adverária, que se
lançará desde o lugar onde se cometeu a falta
Para qualquer outra
infração do procedimento
·
tiro inicial será repetido
Bola ao chão
A bola ao chão e uma
forma de reiniciar o jogo depois de uma interrupção temporária
necessária, quando a bola esta em jogo, por causa de qualquer
incidente não indicado nas regras de jogo.
Procedimento
O árbitro deixará cair a
bola no lugar em que se encontrava quando foi interrompida a
partida.
O jogo será considerado
reiniciado quando a bola tocar o solo.
Regra 09 – A bola em jogo ou fora de jogo
A bola fora de jogo
A bola estará fora de
jogo quando:
·
Tiver ultrapassado completamente uma linha de lateral ou de meta,
seja por terra ou pelo ar
·
Jogo tenha sido interrompido pelo árbitro
A bola em jogo
A bola estará em jogo em
todo outro momento, inclusive quando:
·
Rebate nas traves, travessão ou bandeirinha de canto e permanece no
campo de jogo
·
Rebate no árbitro ou de um árbitro assistente localizado no interior
do terreno de jogo
Regra 10 – Gol marcado
Gol marcado
Se terá marcado um gol
quando a bola tenha ultrapassado totalmente a linha de meta entre os
postes e por baixo do travessão, sempre que a equipe a favor da qual
se marcou o gol não tenha cometido previamente alguma irregularidade
às Regras de Jogo.
Equipe vencedora
A equipe que tenha
marcado o maior número de gols durante uma partida será a vencedora.
Se ambas as equipes marcaram o mesmo número de gols ou não marcaram
nenhum gol, a partida terminará em empate.
Regulamentos de
competição
Os regulamentos de uma
competição poderão estipular um tempo suplementar ou outro
procedimento aprovado pela International F. A. Board para determinar
o vencedor de uma partida em caso de empate.
Regra 11 – O impedimento
Posição de impedimento
O fato de estar em uma
posição de impedimento não constitui uma infração em si.
Um jogador estará em
posição de impedimento se:
·
Se encontra mais próximo da linha de meta contrária que a bola e o
penúltimo adversário
Um jogador não estará em
posição de impedimento se:
·
Se encontra em sua própria metade de campo
ou
·
Está na mesma linha que o penúltimo adversário
ou
·
Está na mesma linha que os dois últimos adversários
Infração
Um jogador em posição de
impedimento será sancionado somente se no momento em que a bola toca
ou e jogada por um de seus companheiros, se encontra, na opinião do
árbitro, implicado no jogo ativo:
·
Interferindo no jogo
ou
·
Interferindo a um adversário
ou
·
Ganhando vantagem dessa posição.
Não é infração
Não existirá infração
por impedimento se o jogador receber a bola diretamente de:
·
Um tiro de meta
ou
·
Um arremesso lateral
ou
·
Uma cobrança de tiro de canto
Contravenções/Sanções
Por qualquer infração de
impedimento, o árbitro deverá outorgar um tiro livre indireto a
equipe
adversária que será lançado desde o lugar onde se cometeu a falta.
Regra 12 – Faltas e conduta antiesportiva
As faltas e condutas
antiesportivas serão sancionadas da seguinte maneira:
Tiro livre direto
Será concedido um tiro
livre direto a equipe adversária se um jogador comete uma das
seguintes seis (6) faltas de uma maneira que o árbitro considere
imprudente, temerária ou com o uso de uma força excessiva:
·
Dar ou tentar dar um pontapé em um adversário
·
Dar ou tentar dar uma rasteira em um adversário
·
Saltar sobre um adversário
·
Trancar a um adversário
·
Agredir ou tentar agredir a um adversário
·
Empurrar a um adversário
Será concedido assim
mesmo um tiro livre direto a equipe adversária se um jogador comete
uma das seguintes quatro (4) faltas:
·
Dar um pontapé no adversário antes de tocar a bola
·
Agarrar a um adversário
·
Cuspir em um adversário
·
Tocar a bola com as mãos deliberadamente (exceto o goleiro dentro de
sua própria área penal)
Tiro penal
Será concedido um tiro
penal se um jogador comete uma das dez (10) faltas mencionadas
dentro de sua própria área penal, independentemente da posição da
bola e sempre que a mesma esteja em jogo.
Tiro livre indireto
Será concedido um tiro
livre indireto à equipe adversária se um goleiro comete uma das
seguintes cinco faltas dentro de sua própria área penal:
·
Dar mais de quatro passos enquanto retém a bola em suas mãos, antes
de coloca-la em jogo
·
Voltar a tocar a bola com as mãos depois de havê-la posto em jogo e
sem que qualquer outro jogador a tenha tocado
·
Tocar a bola com as mãos depois que um jogador de sua equipe a tenha
cedido com o pé
·
Tocar a bola com as mãos depois de tê-la recebido diretamente de um
arremesso lateral lançado por um companheiro
·
Perder tempo
Será concedido assim
mesmo um tiro livre indireto à equipe adversária se um jogador, na
opinião do árbitro:
·
Joga de forma perigosa
·
Obstruir o avanço de um adversário
·
Impede que o goleiro possa jogar a bola com as mãos
·
Cometer qualquer outra falta que não tenha sido anteriormente
mencionada na Regra 12, pela qual o jogo será interrompido para
advertir ou expulsar a um jogador
O tiro livre indireto
será lançado desde o lugar onde se cometeu a falta.
Sanções disciplinares
Faltas puníveis com uma
advertência
Um jogador será
advertido e receberá o cartão amarelo se comete uma das seguintes
sete (7) faltas:
1. for culpado de
conduta antiesportiva;
2. desaprovar com
palavras ou ações as decisões do árbitro;
3. infringir
persistentemente as regras de jogo;
4. retardar o reinício
do jogo;
5. não respeitar a
distância regulamentar em um tiro de canto ou tiro livre;
6. entrar ou voltar a
entrar no campo de jogo sem a permissão do árbitro;
7. abandonar
deliberadamente o campo de jogo sem a permissão do árbitro.
Faltas puníveis com uma
expulsão
Um jogador será expulso
e receberá o cartão vermelho se cometer uma das seguintes sete (7)
faltas:
1. for culpado de jogo
brusco grave;
2. for culpado de
conduta violenta;
3. cuspir a um
adversário ou em qualquer outra pessoa;
4. impedir com mão
intencional um gol ou malograr uma oportunidade manifesta de um gol
(isso não vale para o goleiro dentro de sua própria área penal);
5. malograr a
oportunidade manifesta de marcar um gol de um adversário que se
dirige ate a meta do jogador mediante uma falta punível com tiro
livre ou penal;
6. empregar linguagem
ofensiva, grosseira e obscena;
7. receber uma segunda
advertência na mesma partida.
Regra 13 – Os tiros livres
Tipos de tiros livres
Os tiros livres são
diretos ou indiretos.
Tanto para os tiros
livres diretos como para os indiretos, a bola deverá estar imóvel
quando se lança o tiro e o executor não poderá voltar a jogar a bola
antes de que esta tenha tocado a outro jogador.
O tiro livre direto
·
Se um tiro livre direto entra diretamente na meta contrária, será
concedido um gol
·
Se um tiro livre direto entrar diretamente na própria meta será
concedido tiro de canto à equipe contrária
O tiro livre indireto
Sinal
O árbitro indicará um
tiro livre indireto levantando o braço ao alto. Deverá manter seu
braço na dita posição ate que o tiro tenha sido executado e
conservar esse sinal ate que a bola tenha tocado a outro jogador ou
tenha saído de jogo.
A bola entra na meta
O gol será válido se a
bola toca a outro jogador antes de entrar na meta.
·
Se um tiro livre indireto entrar diretamente na meta contrária será
concedido um tiro de meta;
·
Se um tiro livre indireto entrar na própria meta, será concedido um
tiro de canto à equipe contrária.
Posição no tiro livre
Tiro livre dentro da
área penal
Tiro livre direto ou
indireto a favor da equipe defensora:
·
Todos os adversários deverão encontrar-se no mínimo a 9,15 m da bola
·
Todos os adversários deverão permanecer fora da área penal até que a
bola esteja em jogo
·
A bola estará em jogo apenas tenha sido lançada diretamente para
fora da área penal
·
Um tiro concedido na área de meta poderá ser lançado de qualquer
ponto da dita área
Tiro livre indireto a
favor da equipe atacante
·
Todos os adversários deverão encontrar-se no mínimo a 9,15 m da bola
até que esta esteja em jogo, salvo si se encontram colocados sobre
sua própria linha de meta entre os postes de meta
·
A bola estará em jogo no momento em que é chutada e se põe em
movimento
·
Um tiro livre indireto concedido na área de meta será lançado desde
a parte da linha da área de meta, paralela a linha de meta mais
próxima do lugar onde se cometeu a falta
Tiro livre fora da área
penal
·
Todos os adversários deverão encontrar-se no mínimo a 9,15 m da bola
até que esta esteja em jogo
·
A bola estará em jogo no momento em que é chutada e se põe em
movimento;
·
O tiro livre será lançado desde o lugar onde se cometeu a falta.
Contravenções/Sansões
Se ao executar um tiro
livre um adversário se encontra mais perto da bola que a distância
regulamentar:
·
Se repetirá o tiro
Se a equipe defensora
lança um tiro livre desde sua própria área penal sem que a bola
entre diretamente em jogo:
·
Se repetirá o tiro
Tiro livre lançado por
qualquer jogador exceto o goleiro
Se a bola estiver em
jogo e o executor do tiro toca pela segunda vez a bola (exceto com
suas mãos) antes que esta tenha tocado a outro jogador:
·
Será concedido tiro livre indireto à equipe contrária desde o lugar
onde se cometeu a falta
Se a bola estiver em
jogo e o executor do tiro toca intencionalmente a bola com as mãos
antes que ela tenha tocado a outro jogador:
·
Será concedido um tiro livre direto à equipe contrária desde o lugar
onde se cometeu a falta
·
Será concedido um tiro penal se a falta for cometida dentro da área
penal do executor
Tiro livre lançado pelo
goleiro.
Se a bola está em jogo e
o goleiro toca pela segunda vez a bola (exceto com suas mãos) antes
que ela tenha tocado a outro jogador:
·
Será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária desde o
lugar onde se cometeu a infração
Se a bola estiver em
jogo e o goleiro tocá-la intencionalmente com a mão antes que ela
tenha tocado a outro jogador:
·
Será concedido um tiro livre direto à equipe contrária se a falta
ocorreu fora da área penal do goleiro, e o tiro será lançado do
lugar onde se cometeu a falta
·
Será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária se a falta
ocorreu dentro da área penal do goleiro, e o tiro será lançado desde
o lugar onde se cometeu a falta.
Regra 14 – O tiro penal
Será concedido um tiro
penal contra a equipe que cometer uma das dez faltas que levam a um
tiro direto, dentro de sua própria área penal enquanto a bola está
em jogo.
Um gol poderá ser
marcado diretamente de um tiro penal.
Será concedido tempo
adicional para poder executar um tiro penal ao final de cada tempo
ou ao final dos períodos suplementares.
Posição da bola e dos
jogadores
A bola:
·
Será colocada no ponto penal
O executor do tiro
penal:
·
Deverá ser devidamente identificado
O goleiro defensor:
·
Deverá permanecer sobre sua própria linha de meta, frente ao
executor do tiro penal, entre os postes de meta até que a bola
esteja em jogo.
Os jogadores, exceto o
executor do tiro, estarão colocados:
·
No campo de jogo
·
Fora da área penal
·
Atrás do ponto penal
·
A um mínimo de 9,15 m do ponto penal
O árbitro
·
Não dará o sinal para execução do tiro penal até que todos os
jogadores se encontrem colocados em uma posição conforme a Regra
·
Decidirá quando se tenha consumado um tiro penal.
Procedimento
·
O executor do tiro penal chutará a bola para frente
·
Não poderá voltar a jogar a bola até que esta não tenha tocado a
outro jogador
·
A bola esta em jogo no momento em que for chutada e se põe em
movimento.
Quando se executa um
tiro penal durante o curso normal de uma partida ou quando o
período de jogo tiver sido prorrogado no primeiro tempo ou ao final
do tempo regulamentar com objetivo de lançar ou voltar a lançar um
tiro penal, se concederá um gol se, antes de passar entre os postes
e abaixo do travessão:
·
A bola tocar um ou ambos os postes, ou o travessão ou o goleiro.
Contravenções/Sansões
Se o árbitro dá o sinal
de executar o tiro penal e, antes que a bola esteja em jogo, ocorre
uma das seguintes situações:
O executor do tiro
infringe as regras de jogo:
·
Árbitro permitirá que continue a jogada
·
Se a bola entra na meta, se repetirá o tiro
·
Se a bola não entra na meta, não se repetirá o tiro
O goleiro infringe as
Regras de jogo:
·
Árbitro permitirá que continue a jogada
·
Se a bola entra na meta, se concederá um gol
·
Se a bola não entra na meta, se repetirá o tiro
Um companheiro do
executor do tiro penetra na área penal ou se coloca diante do ponto
penal ou a menos de 9,15 m do mesmo:
·
Árbitro permitirá que continue a jogada
·
Se a bola entra na meta, se repetirá o tiro
·
Se a bola não entra na meta, não se repetirá o tiro
·
Se a bola rebota no goleiro, no travessão ou em um poste de meta e é
tocada por este jogador, o árbitro interromperá a partida e a
reiniciará com o tiro livre indireto a favor da equipe defensora
Um companheiro do
goleiro penetra na área penal ou se coloca diante do ponto penal ou
a menos de 9,15 m:
·
Árbitro permitirá que continue a jogada
·
Se a bola entra na meta, se concederá um gol
·
Se a bola não entra na meta, se repetirá o tiro.
Um jogador da equipe
defensora e um da equipe atacante infringem as Regras de jogo:
·
Tiro será repetido
Se depois de que se
tenha lançado um tiro penal:
O executor do tiro toca
pela segunda vez a bola (exceto com suas mãos) antes que esta tenha
tocado a outro jogador:
·
Será concedido tiro livre indireto à equipe contraria desde o lugar
onde se cometeu a falta.
Se o executor tocar
intencionalmente a bola com as mãos antes que ela tenha tocado a
outro jogador:
·
Será concedido um tiro livre direto à equipe contrária desde o lugar
onde se cometeu a falta
A bola toca qualquer
outro objeto no momento em que se move para frente:
·
Tiro será repetido.
A bola rebota ao campo
de jogo do goleiro, do travessão ou dos postes, e toca logo depois
em qualquer outro objeto:
·
Árbitro interromperá o jogo
·
Jogo se reiniciará com bola ao chão desde o lugar onde tocou o
objeto
Regra 15 – O arremesso lateral
O arremesso lateral é
uma forma de reiniciar o jogo.
Não se poderá consignar
um gol diretamente de um arremesso lateral.
Será concedido arremesso
lateral:
·
Quando a bola tiver ultrapassado em sua totalidade a linha lateral,
seja por terra ou pelo ar;
·
Desde o ponto por onde ultrapassou a linha lateral;
·
Aos adversários do jogador que tocou por último a bola.
Procedimento
No momento de lançar a
bola, o executor deverá:
·
Estar de frente para o campo de jogo;
·
Ter uma parte de ambos os pés sobre a linha lateral ou no exterior
da mesma;
·
Servir-se de ambas as mãos;
·
Lançar a bola desde de trás e por cima da cabeça.
O executor do arremesso
lateral não poderá voltar a jogar a bola até que esta não tenha
tocado a outro jogador.
A bola estará em jogo
tão logo tenha entrado no campo de jogo.
Contravenções/Sansões
Arremesso lateral
executado por qualquer jogador, exceto o goleiro.
Se a bola estiver em
jogo e o executor do arremesso toca pela segunda vez a bola (exceto
com as mãos) antes que esta tenha tocado a outro jogador:
·
Será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária desde o
lugar onde se cometeu a falta
Se a bola está em jogo e
o executor do arremesso toca intencionalmente a bola com as mãos
antes que esta tenha tocado a outro jogador:
·
Será concedido um tiro livre direto à equipe contrária, desde o
lugar onde se cometeu a falta
·
Será concedido um tiro penal se a falta for cometida dentro da área
penal do executor
Arremesso lateral
lançado pelo goleiro
Se a bola está em jogo e
o goleiro tocá-la pela segunda vez (exceto com as mãos) antes que
esta tenha tocado a outro jogador:
·
Será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária desde o
lugar onde se cometeu a falta
Se a bola está em jogo e
o goleiro toca intencionalmente a bola com a mão antes que esta
tenha tocado outro jogador:
·
Será concedido um tiro livre direto à equipe contrária, se a falta
ocorreu fora da área penal do goleiro e o tiro será lançado desde o
lugar onde a falta foi cometida
·
Será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária se a falta
ocorreu dentro da área penal do goleiro e o tiro será lançado desde
o lugar onde a falta foi cometida
Se um adversário distrai
ou estorva de forma incorreta o executor do arremesso:
·
Será advertido por conduta antiesportiva e receberá o cartão amarelo
Para qualquer outra
contravenção a Regra:
·
Arremesso lateral será executado por um jogador da equipe contrária
Regra 16 – O tiro de meta
O tiro de meta é uma
forma de reiniciar o jogo.
Um gol pode ser anotado
diretamente de um tiro de meta, porém somente contra a equipe
adversária.
Se concederá um tiro de
meta quando:
·
A bola tenha ultrapassado em sua totalidade a linha de meta, seja
por terra ou pelo ar, depois de haver tocado por último um jogador
da equipe atacante, e não tenha marcado um gol conforme a Regra 10
Procedimento
·
A bola será lançada desde qualquer ponto da área de meta por um
jogador da equipe defensora
·
Os adversários deverão permanecer fora da área penal até que a bola
esteja em jogo
·
Executor do tiro não poderá voltar a jogar a bola até que esta não
tenha tocado a outro jogador
·
A bola estará em jogo quando tenha sido lançada diretamente fora da
área penal
Contravenções/Sanções
Se a bola não for
lançada diretamente fora da área penal:
·
Tiro de meta será repetido
Tiro de meta executado
por qualquer jogador, exceto o goleiro
Se a bola está em jogo e
o executor do tiro toca pela segunda vez a bola (exceto com as mãos)
antes que esta tenha tocado a outro jogador:
·
Será concedido tiro livre indireto à equipe contrária desde o lugar
onde a falta foi cometida
Se a bola está em jogo e
o executor do tiro toca-la intencionalmente com as mãos antes desta
ter tocado a outro jogador:
·
Será concedido tiro livre direto à equipe contrária, desde o lugar
onde a falta foi cometida
·
Será concedido um tiro penal se a falta foi cometida dentro da área
penal do executor
Tiro de meta lançado
pelo goleiro
Se a bola está em jogo e
o goleiro toca pela segunda vez a bola (exceto com suas mãos) antes
que esta tenha tocado a outro jogador:
·
Será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária desde o
lugar onde a falta foi cometida
Se a bola está em jogo e
o goleiro toca intencionalmente a bola com a mão antes que esta
tenha tocado a outro jogador:
·
Será concedido um tiro livre direto à equipe contrária se a falta
ocorreu fora da área penal do goleiro, e o tiro será lançado desde o
lugar onde a falta foi cometida
·
Será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária se a falta
ocorreu dentro da área penal do goleiro, e o tiro será lançado desde
o lugar onde a falta foi cometida
Para qualquer outra
infração a Regra:
·
Tiro de meta será repetido
Regra 17 – O tiro de canto
O tiro de canto é uma
forma de reiniciar o jogo
Se poderá anotar um gol
diretamente de um tiro de canto, porém somente contra a equipe
contrária.
Será concedido um tiro
de canto quando:
A bola tiver
ultrapassado na sua totalidade a linha de meta, seja por terra ou
pelo ar, depois de haver tocado por último a um jogador da equipe
defensora, e não tenha sido marcado um gol conforme a Regra 10
Procedimento
·
A bola será colocada no interior do quadrante da bandeirinha de
corner que estiver mais próxima
·
Não se deverá tirar bandeirinha de corner
·
Os adversários deverão permanecer a um mínimo de 9,15 m da bola até
que esta esteja em jogo;
·
A bola será lançada por um jogador da equipe atacante
·
A bola estará em jogo no momento em que é chutada e se põe em
movimento
·
Executor do tiro não deverá jogar a bola pela segunda vez até que
esta não tenha tocado a outro jogador
Contravenções/Sanções
O tiro de canto será
executado por qualquer jogador, exceto o goleiro.
Se a bola está em jogo e
o executor do tiro toca a bola pela segunda vez (exceto com as mãos)
antes de que esta tenha tocado a outro jogador:
·
Será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária desde o
lugar onde a falta foi cometida
Se a bola está em jogo e
o executor do tiro toca intencionalmente a bola com as mãos antes
que esta tenha tocado a outro jogador:
·
Será concedido um tiro livre direto à equipe contrária desde o lugar
onde a infração foi cometida
·
Será concedido um tiro penal se a falta foi cometida dentro da área
penal do executor
Tiro de canto executado
pelo goleiro
Se a bola está em jogo e
o goleiro toca pela segunda vez a bola (exceto com suas mãos) antes
que esta tenha tocado a outro jogador:
·
Será concedido um tiro livre indireto à equipe contrária desde o
lugar onde a falta foi cometida
Se a bola está em jogo e
o goleiro toca intencionalmente a bola com as mãos antes que esta
tenha tocado a outro jogador:
Será concedido um tiro
livre direto à equipe contrária se a falta ocorreu fora da área
penal do goleiro e o tiro será lançado desde o lugar onde a falta
foi cometida
Será concedido um tiro
livre indireto à equipe contrária se a falta ocorreu dentro da área
penal do goleiro, e o tiro será lançado desde o lugar onde a falta
foi cometida
Para qualquer outra
contravenção a Regra:
·
Tiro será impedido
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